Andragogia x Tecnologia: o ensino e a aprendizagem do aprendiz adulto
Erro
fatal, este artigo pretende mostrar como evitar esses erros ao planejar suas aulas
para o público adulto. Sendo assim, continue a leitura e ao final vários mitos
relacionados ao aprendizado do aluno adulto serão esclarecidos e mais algumas
dicas para ter sucesso ao planejar suas aulas para esse público.
O
que é andragogia?
O
percursor do termo andragogia foi o
professor Alexandre Kapp em 1833, que defendia a ideia de que a educação de adultos tinha que ser diferente da educação de crianças, pois essa tem características e interesses diferentes.
Contudo, um dos maiores estudiosos desse assunto foi Malcolm Shepherd Knowles, educador
americano que popularizou o termo Andragogia nos Estados Unidos a parti da
década de 70 implementando estratégias de ensino voltadas público adulto.
Segundo
Knowles (1980), o modelo de educação de adultos é um sistema de elementos que podem
ser adotado ou adaptado no todo, ou em parte considerando alguns
aspectos como idade, cultura e motivação desse público.
Quais as principais características do
aluno adulto?
Ao planejar uma aula é
preciso primeiro conhecer as características de aprendizado desse aprendiz:
quem é o aprendiz? Como vive? Como percebe o mundo, como elabora seu pensar. O
aluno adulto para aprender tem algumas características que precisam ser
observadas. Segundo Knowles (1980) essas características são divididas em
seis pilares:
1-A necessidade do saber: os alunos adultos precisam saber por que precisam aprender algo antes de começar a aprendê-lo. É preciso conscientizá-lo da necessidade
de saber. Exemplo: avaliação de desempenho - ele perceba onde
está no momento e onde deseja chegar.
2-O autoconceito do aprendiz: os alunos adultos são
responsáveis pelas ações e decisões, tem necessidade de serem vistos e tratados
pelos outros como capazes de autodirigir. Exemplo: incentivar a busca, o espírito
crítico independente do conhecimento.
3-O papel das experiências dos aprendizes: os alunos adultos trazem consigo para o campo educacional uma quantidade
e qualidade de experiências enormes quando comparada ás dos jovens. Exemplo: Discussões
em grupo, exercícios de simulação, atividades de resolução de problemas,
estudos de caso.
4-Prontidão para aprender: os alunos adulto aceitam
a importância de aprender para resolver problemas da realidade e desenvolverem
seus papéis no dia a dia em sociedade.
5-Orientação para aprendizagem: os alunos adultos
estão dispostos a aprender quando assimilam que essa aprendizagem o ajudará no
dia a dia, pois são centrados na prática.
6-Motivação: os alunos adultos são
motivados por fatores externos como ganhar promoção no trabalho, consegui um emprego
melhor, e por fatores internos como:
autoestima, qualidade vida, entre outros.
Com a popularização da ‘internet’ e a
necessidade de acompanhar essa sociedade da informação e comunicação as TDICs (
Tecnologias Digitais da informação e
comunicação) também se faz presente no ensino do público adulto.
Como se dá a andragogia no contexto
digital?
As TDICs (Tecnologias Digitais da informação e comunicação) são conjuntos
de mídias utilizadas por meio da
tecnologia digital que tende a buscar
informações de forma autônoma. No contexto educacional favorece a mediação para
a aprendizagem nas atividades remotas ou a distância existentes em um banco de dados, ou na web, totalmente
compatível andragogia.
Na era digital, a sobrecarga de informações
pode dificultar a aprendizagem, ainda mais quando inserida no contexto do
ensino do aluno adulto que possui suas características próprias, como verificamos
acima.
Assim como na aprendizagem tradicional, no contexto digital
atrelado a andragogia é preciso algumas observações:
1-Orientar com calma e clareza;
2-Apresentar conteúdo que faça sentido
para ele se conectar;
3-Incentivar conexões conforme as vivências do aluno adulto.
4-Conectar conhecimentos e experiências
para o processo de aprendizagem;
Dessa forma, os processos educativos destinados ao
público adulto devem ser baseados nestes pilares, em alunos motivados e
determinados utilizando modelos de ensino flexíveis que podem ser adaptados a
situações específicas combinando diferentes teorias de ensino e aprendizagem.
Por fim, agora que você conhece as características
de ensino e aprendizagem do aprendiz adulto, pode planejar
suas aulas com mais tranquilidades não é mesmo?
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
ENAP. (2019). Didática
para Facilitadores de Aprendizagem [Ebook] (1ª
ed.). Brasília. Retirado de https://enap.gov.br/pt/
Garonce, F.
(2010). Os papéis docentes nas situações de webconferência um estudo de
caso de ação presencial publicado conectado. (Doutorado). Universidade
de Brasília.
Knowles, M.
(1980). A PRÁTICA MODERNA DA EDUCAÇÃO DE ADULTOS [Ebook] (1ª
ed.). NOVA YORK, NY: Cambridge, The Adult Education
Company. Recuperado de
https://www.umsl.edu/~henschkej/articles/a_The_%20Modern_Practice_of_Adult_Education.
Excelente texto! Parabéns!!
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirRica e encantadora contribuição para o debate da ciência e a prática da educação.
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